sábado, 19 de julho de 2014

A HISTÓRIA DA SEGUNDA DIVISÃO NO DF - Parte 2 (1963)


Não houve o Campeonato Brasiliense da Segunda Divisão em 1962.
A competição voltou em 1963, quando seis clubes disputaram o título. Foram eles: Clube de Regatas Barroso, Dínamo de Futebol e Regatas, Esporte Clube Real de Brasília, Luziânia Futebol Clube, Pederneiras Esporte Clube e Vila Matias Esporte Clube.
O 1º turno foi disputado de 13 de julho a 10 de agosto e o 2º de 24 de agosto a 29 de setembro de 1963.
O nome do troféu foi uma homenagem a José Carlos Alvim Botelho, Diretor Tesoureiro da FDB, transferido para o Rio de Janeiro. Foi substituído por Luiz Fernando Muniz.
O campeonato deste ano teve um final bastante conturbado.
Na última rodada do 2º turno, a tabela previa para o Estádio Vasco Viana de Andrade o jogo Dínamo x Real. O Dínamo era o líder do campeonato com a vantagem de um ponto em relação ao Luziânia. Caso o Real vencesse o jogo, o Luziânia seria o campeão. Se o jogo terminasse empatado, Dínmo e Luziânia decidiriam o título numa melhor de três. 
O Dínamo não compareceu a campo e foi penalizado com o WO. Com esse resultado, o Luziânia ficaria com o título de campeão daquele ano.
O Dínamo, então, recorreu ao Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Desportiva de Brasília para que fosse marcada uma nova partida, argumentando que não pudera comparecer ao jogo porque seu time era formado em sua maioria por policiais militares e os mesmos se encontravam em serviço na data da partida, em virtude dos problemas políticos em Brasília na época.
O caso agitou os meios esportivos. O Luziânia, que seria o maior beneficiado com a vitória por WO do Real, chegou a ameaçar abandonar a F.D.B.
Após a decisão tomada pelo T.J.D., o Real não compareceu, perdendo por WO, ficando o título de campeão com o Dínamo, que formou mais vezes com Sarmento, Hilton (Malha), Benicassa, Lúcio e Bazan; Carneiro (Hiroito) e Luís (Elmano); Adilson, Laerte, Isaías (Baiano) e Abdorá.
O Luziânia foi o vice-campeão utilizou os seguintes jogadores: Zé Fayade (Milton Gonçalves) (Lemos), Coquinho (Ciliu), Fabiano Câmara, Ditinho (Ildomar) e Soguinho; Wanderlan e Peru (Ildeu) (Osmar Tormin); Francisco de Bilo, Bubu (Jair Dentista) (Geraldo), Hermes Carneiro (Tôco) e Carlos Zampietro. Técnico: Ildeu Gonçalves.
Nos dias 27 de outubro e 3 de novembro de 1963 aconteceu a “melhor-de-três” em disputa do direito de acesso, entre Dínamo (campeão da Segunda Divisão) e Alvorada (último colocado da Primeira).
No primeiro jogo, o Alvorada venceu por 1 x 0, gol de Azulinho, cobrando pênalti.
No segundo, Alvorada aplicou uma goleada de 4 x 1. Para o Alvorada marcaram Moacir (2) e Morato (2) e Baiano para o Dínamo.
Com esses resultados, o Alvorada permaneceu na Primeira Divisão.
Depois desse ano, só voltaríamos a ter um campeonato brasiliense de segunda divisão no ano de 1997.




Nenhum comentário:

Postar um comentário