quarta-feira, 5 de novembro de 2014

A HISTÓRIA DA SEGUNDA DIVISÃO NO DF - Parte 14 (2008)


O 12º Campeonato Brasiliense da Segunda Divisão, versão 2008, foi disputado em três fases: na primeira, todos os oito inscritos jogaram entre si, em turno único, ou seja, com jogos só de ida. Na Segunda Fase aconteceram as semifinais, que reuniram o 1º colocado na primeira fase contra o 4º colocado e o 2º colocado x 3º colocado, com jogos de ida e volta, sendo o jogo de volta no estádio dos primeiros e segundos colocados, que também jogaram por resultados iguais.
A Final foi em jogo único, reunindo os vencedores das semifinais, no estádio do melhor colocado da primeira fase, que também tem a vantagem do empate. 
O campeão e o vice-campeão garantiram vaga na Primeira Divisão de 2009. Por outro lado, as duas últimas equipes colocadas caíram para a Terceira Divisão de 2009. 
Os participantes foram:
BRASÍLIA
CEILANDENSE
CRUZEIRO
GUARÁ
LUZIÂNIA
PARANOÁ
SAMAMBAIA
SANTA MARIA

Todos os clubes procuraram se reforçar para o campeonato, na maioria dos casos recebendo jogadores de clubes que disputaram a Primeira Divisão no 1º semestre e se encontravam “desempregados”, mesclando experiência e juventude.
O Samambaia, treinado por Adelson de Almeida, resolveu apostar mais uma vez em jogar com o time de juniores do Brasiliense.
O experiente atacante Bispo era a esperança de gols da equipe do Santa Maria.
O atacante Abimael (ex-Gama, Brasiliense e Ceilândia) era a principal atração do Ceilandense.
Com base no Brazlândia e tendo ficado em terceiro lugar no ano de 2007, o Cruzeiro montou uma boa equipe. O técnico Sílvio de Jesus, responsável por ascender o Brazlândia em 2007, teria os reforços do goleiro Fernando e o atacante Chefe (ambos ex-Legião), além de quatro atletas que disputaram a Primeira Divisão com o Brazlândia (o lateral David, os volantes Daniel e Augusto e o atacante Dida), somados a seis atletas vindos do futebol mato-grossense.
Guará demorou para se preparar. Mesmo contando com a experiência do técnico Mozair Barbosa, fez apenas três treinamentos antes da estreia na competição, deixando claro que ia tentar se ajeitar no decorrer da competição.
De volta a Segunda Divisão do Campeonato Brasiliense, o Brasília (vice-campeão da Terceira Divisão do DF em 2007) foi mais um que resolveu apostar em jogadores experientes, correndo o risco de contar com alguns um dia antes da estreia e isso refletir no entrosamento. Os principais destaques eram Piu, Kaká, Didão, Iron, Maninho, Giovani e Edicarlos.
Mesma aposta fez o Paranoá, com jogadores chegando na véspera do início do campeonato, mas sem a mesma qualidade. O técnico Augusto César, ex-lateral-esquerdo do Gama e Brasiliense, só assumiu o cargo um dia antes da estreia do Paranoá.
O experiente Zé Ricarte (duas vezes vice-campeão em 2008: na primeira divisão pelo Dom Pedro II e na terceira com o CFZ) e Chimba eram os principais destaques do Luziânia, mais um que fez sua estreia ainda procurando se reforçar à procura da melhor formação.

Quando a bola rolou, no dia 2 de agosto de 2008, ficou claro que apenas duas equipes eram favoritas para chegarem à final da competição e, consequentemente, alcançarem as duas vagas para a Primeira Divisão em 2009: Brasília e Luziânia.
Após as cinco rodadas da Primeira Fase, os dois clubes mantinham 100% de aproveitamento após cinco vitórias cada. Com duas rodadas de antecedência, comemoraram as duas primeiras vagas nas semifinais.
Ao final da fase, o Brasília continuou com sua campanha invicta, com seis vitórias e um empate. O Luziânia ficou um ponto atrás, com apenas uma derrota, justamente para o Brasília.
Os demais classificados para a disputa das semifinais, Ceilandense e Cruzeiro, somaram onze pontos, cada um.
Paranoá e Guará chegaram à sétima e última rodada sem marcar pontos e já rebaixados para a Terceira Divisão. Coincidentemente, enfrentaram-se nessa rodada, com vitória do Paranoá por 3 x 1.
Nos jogos de ida das semifinais, realizados no dia 20 de setembro, no Estádio do Cruzeiro aconteceu empate de 2 x 2 entre Cruzeiro e Brasília. Mesmo atuando com um jogador a menos desde os 21 minutos do 2º tempo, o Brasília esteve à frente do marcador por duas vezes (gols de Giovani e Magrão). Os dois gols do Cruzeiro foram assinalados por Jocelmo. 
No outro jogo, no Abadião, o Luziânia surpreendeu o Ceilandense, vencendo-o por 2 x 1. Zé Ricarte e Chimba marcaram para o Luziânia, enquanto Abimael descontou para o Ceilandense.
No dia 28 de setembro, nos jogos de volta, Brasília e Luziânia apenas confirmaram seus favoritismos, derrotando Cruzeiro e Ceilandense, respectivamente, pelo mesmo placar: 3 x 0. Na vitória do Brasília marcaram Giovani, Edicarlos e Piu. Chimba, Perivaldo e Marco Antônio fizeram os gols do Luziânia.
Na final, com a vantagem do empate por ter melhor campanha que seu adversário, o Brasília venceu o Luziânia por 2 x 1, com os três gols marcados no segundo tempo.
A ficha técnica da final foi esta:

BRASÍLIA 2 x 1 LUZIÂNIA 
Data: 4 de outubro de 2008
Local: Mané Garrincha, Brasília (DF)
Árbitro: Almir Camargo
Gols: Edicarlos, 66 e 77 e Chimba, 90+1
BRASÍLIA: Diego, Toninho, Piu, Luan e Kaká; Didão, Iron, Magrão (Natan) e Maninho (Mima); Giovani (Thiago Silva) e Edi Carlos. Técnico: Marquinhos Carioca. 
LUZIÂNIA: Santos, João Ronaldo (Marco Antônio), Perivaldo e Rafael; Josuel (Giordan), Zé Ricarte, Leonardo, Esquerdinha e Flávio Rogério; Gustavo e Chimba. Técnico: Índio.

A classificação final foi a seguinte:
 

CF

CLUBES

J

V

E

D

GF

GC

SD

PG

BRASÍLIA

10

8

2

0

20

8

12

26

LUZIÂNIA

10

8

0

2

25

8

17

24

CRUZEIRO

9

3

3

3

12

16

-4

12

CEILANDENSE

9

3

2

4

11

15

-4

11

SANTA MARIA

7

3

1

3

8

7

1

10

SAMAMBAIA

7

2

2

3

3

7

-4

8

PARANOÁ

7

1

0

6

9

16

-7

3

GUARÁ

7

0

0

7

6

17

-11

0

 

Os principais artilheiros do campeonato foram:

1º - Chimba (Luziânia), 11 gols;

2º - Edi Carlos (Brasília), 7;

3º - Giovani (Brasília), 5;

4º - Abimael (Ceilandense), Dida (Cruzeiro), Marco Antônio (Luziânia) e Bispo (Santa Maria), 4;

5º - Chefe e Jocelmo (Cruzeiro) e Heraldo (Luziânia), 3.







Nenhum comentário:

Postar um comentário